Criando uma superfície arredondada
Comando |
Caminho |
Atalho |
Criar Superfície Arredondada |
Modelar > 3D Power Pack |
Ctrl+Alt+Y (Windows) Cmd+Option+Y (Mac) |
O comando Criar Superfície Arredondada irá criar uma superfície de arredondamento entre duas superfícies selecionadas, mantendo as superfícies originais intocadas.
Este comando é útil para geração de peças ou objetos gerados a partir de dobras de folhas metálicas (ex.:
carrocerias de carros) que resultam em transições suaves entre faces adjacentes, tanto com o objetivo estético como por requisitos de manufatura.
Para criar uma superfície de arredondamento entre duas superfícies NURBS: A posição da superfície do filete depende do normal das superfícies NURBS; selecione Mostrar Normal na paleta Informações do objeto para exibir as normais da superfície.
Selecionar o comando.
Selecione Modelar > 3D Power Pack > Criar Superfície Arredondada. Digite o Raio do filete desejado e selecione o tipo de corte e de seção transversal para o filete.
Digite em Raio de Arredondamento qual o raio desejado para o arredondamento e então selecione o tipo de acabamento desejado para o arredondamento. Os tipos de exemplo de aparar a seguir usam um tipo de seção cruzada, e os exemplos de seção cruzada usam um tipo de aparar tangencial à borda.
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Parâmetro |
Descrição |
Raio de Arredondamento |
Especifique o raio da superfície do filete. |
Tipo de Aparar |
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Bordas Tangentes |
Cria uma fusão entre as intersecções mínimas e máximas em cada extremo do arredondamento.
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Mínima |
Apara a superfície arredondada para obter a mínima área de intersecção nas bordas das faces.
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Máxima |
Apara a superfície arredondada para obter a mínima área de intersecção nas bordas das faces.
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Nenhum |
Gera o filete inteiro sem aparar a superfície do filete
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Tipo de Seção Tranversal |
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Circular |
Cria uma superfície arredondada com uma seção circular
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Linear |
Cria uma superfície arredondada com uma seção linear
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Junção Contínua Tangente |
Cria uma superfície arredondada com uma seção tangente contínua G1
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Junção Contínua de Curvatura |
Cria uma superfície arredondada com uma seção de curvatura contínua G2
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Aparar Superfícies Originais |
Cria uma superfície filetada e apara a superfície original onde eles conectam à superfície do filete.
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Uma superfície NURBS é criada entre as duas superfícies selecionadas.
A posição da superfície de arredondamento gerada irá depender dos vetores normais das superfícies selecionadas. Se necessário, use o botão Inverter Normal (disponível na Paleta Info de Objetos) nas superfícies originais para mudar o lado das superfícies.